Iphone

Compartilhe em:

Icon WhatsApp Icon Facebook Icon LinkedIn Icon X Icon Telegram Icon Pinterest

Gerador de UUID

Clique no botão "Gerar UUID" para obter um novo UUID da versão 4.

Dica: pressione a tecla Enter para gerar e copiar automaticamente.
eBooks Kindle

Saiba mais sobre o UUID

UUID (Universally Unique Identifier) significa numa tradução livre: Identificador Único Universal. Trata-se de um campo de 128 bits representado por 32 dígitos hexadecimais em caixa baixa (letras minúsculas), exibidos em cinco grupos separados por hífens, na forma 8-4-4-4-12 para um total de 36 caracteres (32 caracteres alfanuméricos e 4 hífens).

Exemplo de um UUID: 5b7a58c7-6b51-4498-9d2b-6ae46cab02f7

Algumas pessoas também chamam esta numeração de GUID (Globally Unique Identifier) que significa Identificador Único Global. A adoção de UUIDs e GUIDs é generalizada, com muitas plataformas de computação fornecendo suporte para gerá-las e analisando sua representação textual.

Um UUID utiliza diversas variantes para gerar números únicos, sendo muito utilizado para identificadores em sistemas, visto que cada identificação precisa ser única. Desta forma, sistemas distribuídos podem identificar um mesmo registro utilizando esta numeração, já que o uso de UUIDs facilita a sincronização dos dados armazenados em locais diferentes.

Embora exista uma probabilidade de gerar um UUID duplicado, essa chance é muito próxima a zero. Uma outra observação importante é o fato de ser possível gerar UUIDs independentes do ambiente e da linguagem de programação.

Existem 5 versões disponíveis para uso (veja a RFC 4122 para saber de mais detalhes).

Versão 1: são gerados a partir de um tempo e um node id (geralmente o endereço MAC);
Versão 2: são gerados a partir de um identificador (geralmente um id de grupo ou de usuário), tempo e um node id;
Versões 3 e 5: produzem UUIDs gerados por hashing de um identificador de namespace e nome;
Versão 4: são gerados usando um número aleatório ou pseudo aleatório.

Referências:
Wikipedia
Guia Linux
RFC 4122

Seja consciente

A ferramenta Gerador NV foi criada com o propósito de auxiliar desenvolvedores, analistas de sistemas, DBAs, testadores de software e estudantes na geração de números de documentos válidos, frequentemente necessários para testar seus softwares em desenvolvimento. Todas as informações disponibilizadas neste site são geradas de forma aleatória e não possuem qualquer relação com pessoas reais. Nenhum dos dados fornecidos é autêntico ou pode ser considerado válido para uso em cenários do mundo real. Faça uso dessa ferramenta de forma consciente.

Apesar de nossos melhores esforços para criar, validar, calcular, manipular, e/ou apresentar os dados precisos, é importante destacar que podem existir imprecisões ou erros nas informações geradas. Portanto, recomendamos que você não dependa exclusivamente desses dados para qualquer finalidade crítica ou decisões importantes.

Não toleramos o uso de nossas ferramentas para atividades ilegais, incluindo, mas não se limitando a: hacking, violação de privacidade, falsificação de identidade ou qualquer outra atividade criminosa. Pedimos que você utilize nossas ferramentas de maneira ética e responsável.

Importante: O uso incorreto dos dados aqui apresentados são de total responsabilidade do usuário.