Validar Título de Eleitor

Digite ou cole o número do Título de Eleitor no campo abaixo para validar!

Como validar o número do Título de Eleitor

A validação do número do Título de Eleitor é feita através do Cálculo Módulo 11, também conhecido como mod 11.
Abaixo vamos entender algumas características do número e com detalhe como é feito esse cálculo.

Agora vejamos algumas características de um número do Título de Eleitor:

1. O número do Título de Eleitor contém 12 dígitos;
2. Os 8 primeiros dígitos são números randômicos (sequenciais);
3. O nono e o décimo dígitos indica a Unidade da Federação (UF) na qual foi emitido (no final desse texto você pode conferir a relação de cada UF);
4. E por último, temos 2 dígitos verificadores, que corresponde aos 2 últimos dígitos.

Cálculo dos Dígitos Verificadores:

Para descobrirmos o primeiro dígito verificador, devemos realizar a multiplicação dos números randômicos respectivamente por 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, a partir da esquerda. Após essa etapa, devemos obter o somatório do produto e realizar a divisão por 11. O resto dessa divisão será o dígito verificador. Mais atenção: Quando o resto for 10, o dígito verificador passa a ser definido como 0.

Para descobrirmos o segundo dígito verificador, devemos realizar a multiplicação dos dígitos da UF junto com o primeiro número do dígito verificador respectivamente por 7, 8 e 9, a partir da esquerda. Após essa etapa, devemos obter o somatório do produto e realizar a divisão por 11 como foi feito no primeiro dígito verificador. O resto dessa divisão será o dígito verificador. Novamente: Quando o resto for 10, o dígito verificador passa a ser definido como 0.

Algumas observações técnicas:

1. No cálculo dos dígitos verificadores, quando o resto da divisão por 11 for 10, o dígito passa a ser definido como 0;
2. No cálculo dos dígitos verificadores de Título de Eleitor emitido no estado de São Paulo ou Minas Gerais, quando o resto da divisão por 11 for 0, o dígito passa a ser definido como 1;
3. Alguns Títulos Eleitorais de São Paulo e Minas Gerais podem possuir nove dígitos randômicos, em vez de oito. Esse fato não compromete o cálculo dos dígitos verificadores;
4. Os dígitos verificadores realizam apenas a validação e a autenticidade dos números randômicos junto com os números da UF. Dessa forma não são, necessariamente, números regulares inscritos na Justiça Eleitoral Brasileira.

Lista da relação dos números por Unidade da Federação (UF):

01 - SP
02 - MG
03 - RJ
04 - RS
05 - BA
06 - PR
07 - CE
08 - PE
09 - SC
10 - GO
11 - MA
12 - PB
13 - PA
14 - ES
15 - PI
16 - RN
17 - AL
18 - MT
19 - MS
20 - DF
21 - SE
22 - AM
23 - RO
24 - AC
25 - AP
26 - RR
27 - TO
28 - Exterior

Gostou da Iniciativa?

Estamos em evolução constante para podemos entregar sempre uma melhor ferramenta a todos os nossos visitantes. Caso ela seja útil para os seus testes, nos ajudem a mantê-la no ar.

Eu quero ajudar
Seja consciente

A ferramenta Gerador NV tem como intenção ajudar desenvolvedores, analistas de sistemas, DBAs, testadores de softwares e estudantes para gerar números válidos de documentos, normalmente necessários para testar seus softwares em desenvolvimento. Os números são gerados de forma aleatória, respeitando as regras de criação de cada documento. Faça uso dessa ferramenta de forma consciente.

Importante: O uso incorreto dos dados aqui gerados são de total responsabilidade do usuário.